top of page
Buscar
  • institutogestare

INTRODUÇÃO ALIMENTAR

Atualizado: 4 de jul. de 2020

PARTE COMPORTAMENTAL


🤱 A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, sem qualquer outro alimento líquido (água, sucos, chás e leites) ou sólidos. Se o bebê  recebe fórmula infantil complementar, ou integral, ele também deve aguardar os seis meses para a introdução alimentar (IA).


🍽 A IA é feita nesta idade pois respeita o desenvolvimento da criança que aos 6 meses perde o reflexo de protrusão de língua ( necessário para mamar), tornando-se capaz de deglutir de forma segura. É nessa idade também que  a criança adquire a postura de se sentar e fazer movimentos de pega para segurar a colher. Esses são os chamados sinais de prontidão.

.

🍎Existem, de forma simplificada, 3 formas de realizar a IA:

✔Forma tradicional

✔Forma BLW ( desmame guiado pelo bebê)

✔ Forma Participativa

.

Independente da forma adotada existem alguns aspectos  importantes que devemos seguir:

.

1) Oferecer os alimentos de forma gradual, sempre respeitando a vontade da criança. O leite será ainda a principal fonte de nutrição da criança no primeiro ano de vida.

.

2) Deixe a criança interagir com os alimentos em todos os sentidos: visual, tato, paladar, olfato e até o auditivo(a mastigação dos alimentos de consistências diferentes geram sons diferentes)

.

3) Oferecer inicialmente os alimentos em forma papas e ir aumentando a consistência pouco a pouco até a sua forma integral. Iniciar com as frutas é uma excelente prática devido paladar mais doce do bebê.

.

4) Não tenha rigidez de horários mas crie um ritual com horários previsíveis. Alimente o bebê, desde o inicio, de preferência com a família.

.

⚠️Converse com seu pediatra antes de iniciar introdução alimentar para seguir uma orientação adequada!


Um beijo,😘

Dra. Letícia Rosado


Quer saber mais?




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page