top of page
Buscar
  • institutogestare

Disfunção sexual






A disfunção sexual é um mal que também afeta as mulheres.


A disfunção sexual feminina ocorre quando uma questão de cunho sexual causa sofrimento pessoal. Ela pode aparecer de diversas formas, como na diminuição do desejo sexual, alteração da excitação, inabilidade de atingir o orgasmo ou dor durante a relação sexual.

A falta de desejo sexual feminino é a queixa sexual mais comum entre as mulheres em todas as idades e sempre nos deparamos com o seguinte questionamento: por que isso acontece?


A mulher é complexa, portanto o corpo e a mente reagem de formas distintas em todas as fases da sua vida.


Não deixa de ser diferente com a libido, que pode flutuar constantemente ao longo dos anos.


As causas são multifatoriais e as mais diversas, como disfunções hormonais, alteração dos hormônios sexuais causada pelo uso de anticoncepcional oral, pós parto, amamentação, depressão, menopausa, uso de antidepressivos, dores pélvicas, entre outras.


É possível ainda estar relacionada ao cotidiano, educação repressora, experiências sexuais ruins, ao estresse e à dinâmica do relacionamento. Muitos casais acham que esse sintoma é falta de amor, quando na verdade o bem-estar dos parceiros no dia a dia é determinante para a sintonia do casal. Mulheres em relacionamento longo podem não apresentar desejo anteriormente ao ato, porém com o estímulo e início da atividade sexual experimentam excitação e prazer.


Por isso é muito importante que o desejo seja cultivado pelo casal, com gestos de carinho, parceria e cumplicidade.


A maioria das disfunções sexuais podem ser tratadas. Cada disfunção e cada mulher deve receber um tratamento distinto com abordagens terapêuticas integrativas. Muitas vezes precisamos ir além da ginecologia e dividir os cuidados dessas pacientes com nossos colegas fisioterapeutas e psicólogos.


Muitas mulheres passam anos sofrendo com esse problema, sendo que muito disso é por conta dos tabus e da falta de conhecimento sobre o próprio corpo e sobre a própria sexualidade. Se você não se sente feliz com a sua vida sexual e está passando por alguma dificuldade no âmbito sexual, saiba que você não está sozinha! Procure ajuda e converse com sua ginecologista.


Quer saber mais?


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page