Buscar
  • institutogestare

Você sabe o que é a alergologia?





A especialidade de Alergia e Imunologia é relativamente nova na Medicina, talvez por isso muita gente ainda não tenha ouvido falar. Médicos especialistas nessa área se dedicam ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema imunológico. Grande parte dos atendimentos está concentrado em doenças alérgicas mas o médico alergista também trabalha com as deficiências do sistema de defesa.

Estudos mostram que 30% da população mundial tem algum tipo de alergia. Isso significa que, a cada três pessoas, uma é alérgica.

Mas o que é alergia?

De maneira simplificada, a alergia ocorre quando seu sistema imunológico reage a algo que normalmente é inofensivo para a maioria das pessoas.

Qualquer coisa, desde poeira, pólen, mofo, pelos de animais, alimentos, medicamentos pode desencadear uma reação alérgica em alguém que é alérgico. E da mesma forma que algumas pessoas melhoram suas alergias ao longo da vida, novas alergias podem aparecer a qualquer momento.

As manifestações alérgicas são variadas. Alguns pacientes apresentam sintomas cutâneos, respiratórios, oculares ou sistêmicos. Doenças como asma, rinite, dermatite, conjuntivite alérgica, infecções de repetição, reações à remédios, alergia à picada de insetos são alguns exemplos de como o alergista pode atuar e ajudar o paciente.

Para o diagnóstico é necessário uma história clínica rigorosa associada a um bom exame físico e quando indicado, a realização de testes alérgicos. O alergista tem um arsenal de testes que auxiliam nos diagnósticos de várias doenças. Entre eles, podemos destacar: Prick test (“teste alérgico” de sensibilidade imediata), patch test (dermatite de contato).

O tratamento das doenças alérgicas é baseado em três pilares: controle ambiental, medicamentos (como por exemplo: anti histamínicos, corticoides) e imunoterapia (vacinas de alergia). Nos casos de alergias alimentares também é importante evitar o alérgeno desencadeante. O alergista deve avaliar cada caso de maneira individual e personalizada para decidir com o paciente o melhor tratamento para ele.

2 visualizações
  • Instagram Instituto Gestare
Telefone Instituto Gestare
WhatsApp Instituto Gestare
E-mail Instituto Gestare

Horário de funcionamento:

segunda a sexta, das 07h às 19h.

Rua República Argentina, nº 500, Sion Belo Horizonte/MG - CEP 30.315-490

Copyright 2020 © Instituto Gestare.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

WhatsApp Instituto Gestare