top of page
Buscar
  • institutogestare

Qual o papel da Doula?




Doula não faz exame de toque, não faz aferição da pressão da mãe, não faz ausculta do coração do bebê. O que ela faz então no trabalho de parto?


A doula faz parte da equipe, mas não tem o olhar técnico. O foco da atenção é o bem-estar da mulher. Mas, além da mulher a doula serve o acompanhante e à equipe também. Divide a carga, facilita o andamento do trabalho de parto.


A doula seca as pernas da parturiente que saiu do chuveiro, uso o leque pra diminuir o calor, oferece água, pega um lanche, enche a banheira, seca o chão molhado, o suor da testa, fecha a janela se está ventando e por aí vai…. São muitos os serviços que a doula faz na hora do parto.


Mas você pode se perguntar? Isso qualquer um pode fazer. Verdade. O diferencial da doula está no foco da mulher como um todo.


Como não precisamos nos preocupar com as questões técnicas de um parto como a obstetra e a enfermeira precisam, nossos esforços se concentram nos aspectos subjetivos.


A mulher em trabalho de parto tem outras necessidades, além das físicas. Os aspectos emocionais e espirituais podem atrapalhar a evolução do parto.


Com sensibilidade percebemos se há medo, angústia, mágoa ou outro sentimento ruim que pode ser a causa das contrações estarem fracas, por exemplo.


Com palavras de amor, com a presença, com o olhar, com intercessão, com um abraço, com um toque desatamos o nó do coração e o corpo responde.


O trabalho da doula complementa, agrega e facilita o trabalho do resto da equipe, além de aumentar a satisfação da mulher em relação ao seu parto.


Você teve uma doula no seu parto? Fez diferença? Conta pra gente como foi?


Quer saber mais?




103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page