Doula não faz exame de toque, não faz aferição da pressão da mãe, não faz ausculta do coração do bebê. O que ela faz então no trabalho de parto?
A doula faz parte da equipe, mas não tem o olhar técnico. O foco da atenção é o bem-estar da mulher. Mas, além da mulher a doula serve o acompanhante e à equipe também. Divide a carga, facilita o andamento do trabalho de parto.
A doula seca as pernas da parturiente que saiu do chuveiro, uso o leque pra diminuir o calor, oferece água, pega um lanche, enche a banheira, seca o chão molhado, o suor da testa, fecha a janela se está ventando e por aí vai…. São muitos os serviços que a doula faz na hora do parto.
Mas você pode se perguntar? Isso qualquer um pode fazer. Verdade. O diferencial da doula está no foco da mulher como um todo.
Como não precisamos nos preocupar com as questões técnicas de um parto como a obstetra e a enfermeira precisam, nossos esforços se concentram nos aspectos subjetivos.
A mulher em trabalho de parto tem outras necessidades, além das físicas. Os aspectos emocionais e espirituais podem atrapalhar a evolução do parto.
Com sensibilidade percebemos se há medo, angústia, mágoa ou outro sentimento ruim que pode ser a causa das contrações estarem fracas, por exemplo.
Com palavras de amor, com a presença, com o olhar, com intercessão, com um abraço, com um toque desatamos o nó do coração e o corpo responde.
O trabalho da doula complementa, agrega e facilita o trabalho do resto da equipe, além de aumentar a satisfação da mulher em relação ao seu parto.
Você teve uma doula no seu parto? Fez diferença? Conta pra gente como foi?
Quer saber mais?
Siga @doulafernandadiniz
Comentários