top of page
Buscar
  • institutogestare

Rinite Gestacional



Rinite é a inflamação aguda ou crônica, alérgica ou não alérgica (infecciosa ou não infecciosa) da mucosa nasal.

Os sintomas das rinites são comumente: rinorreia, prurido, obstrução e espirros; as vezes, hiposmia (baixa sensibilidade olfativa) e roncos.


Muito se confunde em relação à terminologia da rinite gestacional.

É importante se distinguir a rinite "durante a gestação" da rinite gestacional (ou rinite induzida pela gestação). A rinite durante a gestação é uma entidade que inclui todos os tipos de rinite (alérgica, medicamentosa, não alérgica, com componente vasomotor, entre outras), as quais estariam presentes antes, durante e após a gestação. Já a rinite gestacional, é definida como congestão nasal que não estava presente antes da gestação, tipicamente ocorrendo no segundo ou terceiro trimestre, com duração igual ou superior a seis semanas, sem outros sinais de causas alérgicas ou infecciosas das vias aéreas superiores e com resolução completa dos sintomas em até duas semanas após o parto.


Atinge cerca de 30 a 40% das gestantes, sendo pior em multiparas e podendo acontecer no início da gestação. Existe associação com tabagismo, mas não com idade, paridade e sexo da criança.


O conhecimento sobre a fisiopatogenia da rinite gestacional ainda é escasso. Pressupõe se que os hormônios trofoblástico placentário, o estrogênio e a progesterona estejam envolvidos.


As gestantes devem evitar o consumo de medicamentos sem prescrição médica, por causa do risco de teratogênese (malformações fetais). Os vasoconstritores e os descongestionantes sistêmicos causam prejuízo à circulação materno-fetal.


É recomendado a lavagem nasal com solução fisiológica e o uso de corticoide tópico é avaliado e discutido entre o otorrino e o obstetra, pois não existe um consenso sobre o seu uso.


Consulte sempre o seu médico.



Um beijo,😘

Dra. Fernanda Correia


Quer saber mais?


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page